"Encantado nos cantos e nos recantos sombrios
Ouço os lamentos e prantos de corações vazios"

   Há momentos em nossas vidas que são tão importantes que se tornam memórias permanentes. Algo que, para você, foi marcante, e não foi para mais ninguém. São memórias especiais. Foi pensando nisso que comecei uma reflexão, recentemente. Há certezas em nossas vidas que carregamos desde que o pensamento se torna voz interior. Como se fosse uma herança trazida de uma vida passada, uma cicatriz que cruzou a linha da encarnação e nos acompanhou até o próximo estágio. Algumas dessas marcas vem em forma de dons, facilidade para fazer certas coisas, como desenhar ou dançar. Outras vem em forma de certezas pessoais, sensações inexplicáveis.
   Como a certeza de que a sua parte que se relaciona com as pessoas está desconfigurada. Sua interface é diferente das demais, há uma peça a mais no seu quebra-cabeças. Moldados pela mídia, pela sociedade, pelos costumes, tornamo-nos alvos fáceis de ideias projetadas. A mais comum dessas ideias é o amor perfeito. Tão mostrado em filmes, livros e mídias sociais, como uma entidade fantasiosa, cheia de floreios e irrealidades. 
   O problema começa quando perdemos a noção da linha que separa o real do imaginário, e começamos a assimilar tais valores às nossas vidas. Procuramos algo que não é real, mas fruto de imaginação, produção e atuação. Esperamos grandes cenas, grandes eventos e momentos, viagens inesquecíveis, declarações épicas, romantismo exacerbado, surpresas e tudo o mais que vem no pacote "história de amor", e esquecemos de ver a realidade que pode  nos estar sendo oferecida.
   Não notamos o quanto especial foi aquele momento em que nossos dedos mindinhos se entrelaçaram, e, sem mais delongas, preencheu-nos com o carinho de que tanto precisávamos, por que esperávamos por alguém de joelhos fazendo serenata. Não vemos o quanto aquele bilhetinho manuscrito e deixado para nós significou, por que esperávamos uma declaração na rede social. Não notamos o quão importante foi aquele sorriso, por que esperávamos a mensagem de bom dia. Perdemos a essência do que podemos ganhar, por que esperamos presentes pré estabelecidos.
       Não permitimos que o destino nos crie uma história individual e única, por que queremos imitar o que vimos na TV. Impedimos-nos de viver experiências incríveis, para fazer o que se espera de um casal. Perdemos a chance de escapar e trocar alguns beijos debaixo da escada, pois esperávamos um beijo debaixo da chuva. E nos sentimos doídos por recebermos essa crítica tão direta e honesta. Sentimo-nos provocados, insultados, pois acreditamos que a forma como vemos o mundo não é influenciável. Somos incapazes de notar as maneiras como a nossa mente é manipulada. E por isso eu afirmo que estamos vivendo de maneira errada. Vivemos esperando uma ideia pré concebida, vivendo regidos por regras implícitas, ditadas por uma sociedade, e esquecemos que a individualidade existe para ser usada.
   Paremos de sufocar nossos destinos, deturpar nossos caminhos, desviar nossa estrada e impedirmos-nos de alcançar aquilo que poderíamos, simplesmente para viver seguindo a bula da vida. É como se fôssemos smartphones, mas usássemos apenas a função de ligação, e acreditássemos que aquilo é o certo. Há um mundo de possibilidades ao nosso redor. Há dezenas de chances sendo apresentadas a nós diariamente, e nos cegamos frente a elas, por medo, por procedimentos padrões, por ideias que não são nossas, mas foram implantadas em nosso interior por mídias sociais, de forma tão sutil, que não pudemos reconhecer, e agora é tarde. 
       Não, não é. Ainda dá tempo de sairmos do status quo e buscarmos o real. O humano. Largar as extensões de nossas vidas, que são nossos celulares, computadores e etc, em prol de viver uma vida mais livre e individual. Seguir a maré, a estrada de tijolos amarelos, o caminho que se abre à nossa frente, sem medo de seguir por uma estrada diferente da maioria. É sua individualidade que te torna único e especial, e que lhe torna atraente. Em um mundo onde todos são iguais, o diferente se sobressai, chega mais longe, alcança extremos que outros jamais alcançarão. Seja você o motorista de sua vida, pois se resolver pegar carona no ônibus da maioria, saiba que a passagem está cada vez mais cara, e o destino não é certo.

Adolfo Rodrigues



Deixe um comentário

O tempo é maior presente que podemos dar à alguém: obrigada pelo seu. As palavras são afeto derretido, que tal deixar as suas? (Caso tenha um site, para que possamos presenteá-lo com nosso tempo,divulgue-o aqui). Forte Abraço.