Existem muitas definições de amor, existem muitas formas de demonstrar amor; não raramente, as definições e demonstrações divergem entre si, tornando o processo de amar turbulento. Há quem diga que por amor tudo é possível, que o amor tudo suporta, o amor tudo arrisca, o amor tudo perdoa, mas será que por amor um herói pode se tornar vilão? 

Sobre este conflito escreve Amanda Nunes em seu romance 60 horas. Um romance repleto de aventuras, desventuras, rupturas e reviravoltas, no qual um sargento da polícia militar brasileira (Hudson) vê-se coagido a passar por cima de sua boa índole na tentativa de salvar o amor de sua vida (Gabriela).  Após acordar de uma noitada da qual não se recorda com clareza, Hudson percebe a ausência inesperada de sua esposa; enquanto busca por sua esposa em casa, ele percebe uma dor inexplicada na nuca e, em seguida, encontra sua emprega em uma situação na qual ele jamais esperaria.  A partir de então, Hudson entra em uma busca desenfreada para salvar a vida de sua esposa e a sua própria. 


O livro 60 horas é repleto de reviravoltas e recheado com muita ação, as descrições detalhadas são capazes de criar cenários específicos na mente do leitor de forma a envolvê-lo nos acontecimentos descritos. Por conta da quantidade de acontecimentos (a maioria inesperados), o livro consegue ser interessante para diferentes públicos: aborda suspense, perseguição policial, ficção científica e romance. Ainda assim, apesar de conter violência e muita perseguição, o livro é característico para quem gosta de romances envolvendo paixões viscerais; Hudson é implacável em função de seu amor por Gabriela e, além disso, há vários momentos de flashbacks apaixonados na narrativa. 

Para além das questões de estrutura da narrativa, 60 horas é um livro que, ainda que sutilmente, aborda questões importantes das diferentes esferas sociais brasileiras; entre elas, o tráfico de drogas e a corrupção policial. O romance foi planejado e escrito de forma a evidenciar questões emocionais mas, ainda assim, acaba por notabilizar a problemática do financiamento e controle do tráfico de drogas nas grandes metrópoles brasileiras - inegavelmente, muitas vezes, apoiado pela polícia em troca de propinas - como retratado, por exemplo, nos filmes Tropa de Elite.

Para mim, alguém que lê mais distopias e contos claricianos, o livro foi um desafio e uma forma de abertura a novos horizontes - entre eles, à nova literatura brasileira que aborda, inclusive, realidades periféricas. Muito me entreteu a leitura do romance, me senti correndo uma maratona com tantas reviravoltas e aventuras, e considero o arco do herói bem construído pela autora: um personagem de boa índole que acaba por cometer crimes, ainda que heróicos, e, sob penas, consegue resgatar sua integridade - ainda que afetada. Aos amantes de aventuras, ação, suspense e narrativas policiais, a leitura de 60 horas está muito bem recomendada!

INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO:
autora: Amanda Nunes 
editora: Autografia
ano: 2015
minha nota: 8
LINK DO EBOOK: https://www.amazon.com.br/dp/B01MQY7GVP

Contato da autora:
email: ac.nunes@outlook.com.br
instagram: @a.c.nunes

Com amor, Ane Karoline

Deixe um comentário

O tempo é maior presente que podemos dar à alguém: obrigada pelo seu. As palavras são afeto derretido, que tal deixar as suas? (Caso tenha um site, para que possamos presenteá-lo com nosso tempo,divulgue-o aqui). Forte Abraço.