Nasci com um buraco flexível bem no meio do meu peito Algumas vezes ele cresce e se dilata ao ponto de sugar todo o meu ar e me sufocar. Outras vezes ele diminui ao ponto de quase não ser perceptível - quase. Ele nunca some, nunca desaparece. Por muitas vezes ter me sentido incomodada, tentei preenchê-lo com todos os tipos de coisas palpáveis e não palpáveis: dinheiro, presentes, viagens, sentimentos, pessoas e relações. Nunca consegui, algumas coisas me sufocaram, outras me deixaram em pedaços; o buraco continua aqui vazio. 

Vazio esse que por vezes é de um silêncio tão cortante que me freia, me congela; outras tantas, um vazio que grita e me diz para ir buscar mais, para aprender, para conhecer o mundo e a mim mesma  - é um buraco que me guia, que tem vida. Admito, é claro, que pela dor que o vazio me trazia, muitas vezes andei curvada; mas agora sei que é isso que me faz continuar: a parte que me falta. 

Boa parte da minha apreciação por essa parte que me falta foi adquirida após a leitura do livro A parte que falta - que é o livro ilustrado mais simples e simbólico com o qual já me encontrei.  Escrito por Shel Silverstein, que conseguiu com uma ilustração quase infantil demonstrar um drama da humanidade, o livro levanta a questão do sentir-se incompleto e da busca pela plenitude através de um personagem sem nome que busca a parte que falta nele. Durante sua trajetória, o personagem encontra diversas partes que poderiam completar-lhe mas que acabam causando diversos problemas, trazendo, assim, o questionamento: será que precisamos mesmo estar completos? Será que a plenitude é encontrada com algo fora de nós? E o melhor: será que existe plenitude?

Tudo que posso dizer é que muito mais nos valem esse livro e uma reflexão tão intensa que essa busca ilusória por uma plenitude impossível de alcançar. E você, o que tem feito com a parte que te falta?



NOTA: 9/10

Ane Karoline

Deixe um comentário

O tempo é maior presente que podemos dar à alguém: obrigada pelo seu. As palavras são afeto derretido, que tal deixar as suas? (Caso tenha um site, para que possamos presenteá-lo com nosso tempo,divulgue-o aqui). Forte Abraço.