imagem: https://www.instagram.com/anekar0line/

Todo coração que bate, e todo coração que já bateu, guarda um segredo; guarda palavras nunca ditas, sentimentos nunca expostos e desejos reprimidos. Pensando nisso, Emily Trunko resolveu criar duas páginas no tumblr (Last Message Received & Dear My Blank) com a intenção de conceber espaços onde as pessoas pudessem se expressar e expor os segredos e palavras que as sufocavam. 


Há dois anos, a página Last Message Received, se tornou um livro organizado por Trunko como uma seleção muito sensível e bem ilustrada de algumas das mensagens que as pessoas expuseram no site. As mensagens são todas, de alguma forma, de despedidas e partidas entre pessoas reais pelos mais diversos motivos (morte, desencontro, desavença, briga, abuso), sendo assim, uma compilação de sentimentos capaz de desestabilizar o leitor através da identificação e da comoção. Além disso, o livro acaba trazendo uma intensa reflexão a respeito de despedidas e partidas repentinas: se alguém que você ama partisse hoje, qual teria sido sua última mensagem (ou últimas palavras) para essa pessoa? É um manifesto em favor do cuidado e empatia para com os que no cercam. Aqui no Brasil, o livro "Últimas mensagens recebidas" foi publicado pela Editora seguinte (do Grupo Editorial Companhia das Letras) e traduzido pelo Fabricio Waltrick.
NOTA: 7/10




Para a felicidade e simpatia dos leitores, Emily Trunko resolveu organizar também mensagens do site Dear my Blank no livro "Letters never sent". Por se tratar de uma compilação de cartas e não de mensagens, esse segundo livro é bem mais denso que o primeiro: é composto por diversas cartas as quais nunca foram enviadas por seus autores - também pelos mais diversos motivos. O livro é divido em seis assuntos (querido eu, querido mundo, amor, coração partido, amor não correspondido e obrigado) baseados, claro, nos assuntos das cartas e são todos especiais à sua maneira. Particularmente, a parte que mais me tocou foi a das sessão "querido eu", por se tratar de uma sessão de cartas tratando de sentimentos relativos ao quanto, não raramente, nos cobramos irracionalmente. A densidade e beleza de cada carta torna o livro um mosaico de espontaneidade, uma obra de arte autêntica de sentimentos genuínos. Para nós, aqui no Brasil, o livro tem o nome de "Cartas Secretas Jamais Enviadas" e também foi publicado pela mesma editora.
NOTA: 8/10



Para saber um pouco mais sobre os livros, a Editora Seguinte produziu um vídeo com "5 motivos para lê-los": 

Ane Karoline

Deixe um comentário

O tempo é maior presente que podemos dar à alguém: obrigada pelo seu. As palavras são afeto derretido, que tal deixar as suas? (Caso tenha um site, para que possamos presenteá-lo com nosso tempo,divulgue-o aqui). Forte Abraço.